Artigos Científicos

As representações sociais das práticas corporais na comunidade Kalunga – GO

Autor: Marcos Paulo de Oliveira Santos.

Resumo: Pretendeu-se no decurso do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) analisar as representações sociais das práticas corporais em comunidades quilombolas ou remanescentes de quilombos do estado de Goiás. Nesse sentido, a investigação, de cunho qualitativo, teve por delineamento um estudo de caso da comunidade Kalunga e por procedimento de pesquisa a etnografia. A escolha da pesquisa etnográfica motivou-se pela complexidade do fenômeno a ser analisado, ou seja, a dança sussa. A construção do caminho metódico deu-se da seguinte maneira: (a) levantamento bibliográfico; (b) trabalho de campo e (c) análise e interpretação dos dados obtidos. À guisa de conclusão, observou-se um hibridismo cultural, porque o objeto em análise foi redimensionado. Isto é, buscou-se a dança sussa e encontrou-se outra manifestação corporal, o forró. Os jovens foram os protagonistas dessa ressignificação; foram os responsáveis por demarcar a relação entre a tradição e a modernidade.

Download: As representações sociais das práticas corporais na comunidade Kalunga – GO (70 downloads)

Agonia e Êxtase: a dança na comunidade Calunga, em Goiás.

Autor: Marcos Paulo de Oliveira Santos.

Resumo: O presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. A investigação, de cunho qualitativo, teve por delineamento um estudo da comunidade calunga e, por procedimento de pesquisa, a etnografia. A escolha da pesquisa etnográfica motivou­se pela complexidade do fenômeno a ser analisado, ou seja, a dança. A construção do caminho metódico deu­se da seguinte maneira: levantamento bibliográfico, trabalho de campo e análise e interpretação dos dados obtidos. À guisa de conclusão, observou­se um redimensionamento do objeto em análise, devido a diversos fatores, notadamente oriundos do protagonismo juvenil. Palavras­chave: Dança. Corpo. Quilombo. Calunga.

Download: Agonia e Êxtase: a dança na comunidade Calunga, em Goiás. (54 downloads)

Fenômeno bullying na Educação Física Escolar: um estudo de caso no Distrito Federal.

Autor: Marcos Paulo de Oliveira Santos.

Resumo: O fenômeno bullying caracteriza-se pela violência física, moral ou psicológica praticada por uma ou mais pessoas por causas multivariadas. A Educação Física, enquanto disciplina que tem por objeto o corpo, pode reforçar o bullying criando estereótipos, ou pode também, ser uma importante ferramenta no combate a esse mal que cresce assustadoramente na sociedade contemporânea e apresenta consequências funestas. O objetivo desse estudo foi verificar a existência do fenômeno bullying na Educação Física Escolar de uma escola pública do Distrito Federal e analisar também a complexa relação entre agressor, vítima e observador nessa disciplina. Deste modo, foi realizada uma pesquisa em uma escola da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, no dia 09 de outubro de 2007, no período matutino, com uma amostra de 125 estudantes da 6ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 11-14 anos. Para tanto, utilizou-se como instrumento para a coleta dos dados um questionário adaptado, com 21 questões fechadas, que abrangiam a tríade agressor-vítima-observador. Para análise dos dados, de natureza descritiva, foi utilizada a ferramenta Microsoft Excel 2002. Os resultados demonstraram a existência de um elevado índice do fenômeno bullying na Educação Física Escolar naquela instituição; constatou-se ainda que muitos educadores ignoram a existência do fenômeno; que os agressores se deleitam em praticar o bullying; que as vítimas permanecem tácitas (lei do silêncio); que os observadores também endossam a cultura escolar do medo; e que medidas emergenciais são necessárias para a reversão desse quadro. Unitermos: Educação Física. Bullying. Vítima. Agressor

Download: Fenômeno bullying na Educação Física Escolar: um estudo de caso no Distrito Federal. (58 downloads)

Ética e Responsabilidade Social na Educação Física – 2003.

Autor: Marcos Paulo de Oliveira Santos.

Resumo: O objetivo deste estudo, realizado para a IX Jornada Didática de Pesquisa em Educação Física, é mostrar a importância dos princípios éticos na formação do indivíduo e sua consonância com a Educação Física. O grupo explana sobre o que é a ética. Depois de algumas considerações, mostra-nos uma pesquisa, que teve por base o grau de conhecimento de alguns estudantes de Educação Física da Universidade Católica de Brasília sobre o Código de Ética do Profissional de Educação Física. E notou-se que poucos sabem o que e e/ou possuem o Código de Ética do Profissional de Educação Física. O grupo fez considerações sobre o Código de Ética e a responsabilidade social inerentes à profissão. A partir disso, eles mostraram que a ética é conspícua e de fundamental importância para a formação do ser humano, mormente ao educador físico.

Download: Ética e Responsabilidade Social na Educação Física (89 downloads)

Qualidade de vida no serviço público distrital: o caso dos técnicos administrativos da Unidade de Pronto Atendimento do Núcleo Bandeirante – DF.

Autor: Marcos Paulo de Oliveira Santos.

Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, analisar a qualidade de vida no contexto laboral. Para este desiderato, utilizou-se um estudo de caso de uma unidade de pronto atendimento (UPA) situada no Distrito Federal. E, por amostra, servidores públicos da carreira de técnico administrativo. Utilizou-se um questionário semiestruturado para os referidos profissionais e constatou-se que todos estão insatisfeitos com as tarefas desempenhadas. Faz-se mister, portanto, que medidas de reestruturação sejam envidadas com o escopo de se evitar o desencanto com o serviço público e, por conseguinte, a utilização do cargo apenas como um “trampolim” para a obtenção de cargos melhores em outros concursos públicos.

Download: Qualidade de vida no serviço público distrital (29 downloads)

Redes Sociais

Back to Top